Ceia de Natal: O que seu pet pode comer?

Já estamos próximos do Natal. Provavelmente você e sua família já estão definindo os preparativos para saborear uma deliciosa ceia. Completa e caprichada, com direito a peru, farofa, rabanada, panetone e outras comidas tradicionais da época. E é claro quem não pode ficar de fora dessa festa é o seu pet.

Com certeza ele estará ansioso para participar da ceia, mas no caso deles é preciso ter atenção. Não adianta ter pena daqueles olhinhos brilhantes! É preciso tomar cuidado com alguns alimentos, mas para não deixar eles de fora completamente, confira essas dicas da veterinária Larissa Salles Teixeira:

Ceia Canina

Cozinhe arroz (branco ou integral), lentilha (com um pouquinho de sal – sem exageros), um pouquinho de salsinha, cenoura e peito de peru cru. Bata no liquidificador e pronto!

Ceia Felina

Os bichanos, embora mais exigentes, precisam de uma versão um pouco mais leve. Ofereça ao felino carne crua de peito de peru picadinha, com uma pitada de pó de casca de ovo e umas gotas de óleo de fígado de bacalhau.

As carnes devem ser compradas em locais idôneos, de confiança, e as peças de carne devem ser congeladas por 3 a 5 dias antes de serem oferecidas ao pet por precaução. Também não permita que o alimento fique exposto por mais de 30 minutos, só sirva ao pet na hora da alimentação dele. Guarde o que sobrar na geladeira por até 24 horas.

Uva passas não
Segundo o Centro de Controle de Envenenamento Animal (APCC) da Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a ingestão de uvas pode causar insuficiência renal aguda, o que o levaria à morte do cão. Ainda que não se conheça o mecanismo de ação,  não se recomenda seu consumo.

Tenha bom senso e atenção. Programe uma ceia especial para seu pet e torne o Natal dele inesquecível!

Posts Relacionados

Deixe um comentário