Você sabia que os pets também podem doar sangue?

Os animais, assim como as pessoas, sofrem com doenças ou se acidentam. Muitos desses acontecimentos demandam uma transfusão de sangue e para isso é preciso que haja doadores, mas infelizmente os bancos de sangue para animais estão com estoques ainda mais baixos que os destinados a seres humanos, por isso é muito importante que haja conscientização da importância da doação de sangue para pets.

A prática de transfusão de sangue entre animais já é bastante antiga, ocorrendo antes mesmo das transfusões em humanos. A primeira em 1665, em uma demonstração na Universidade de Oxford. No caso de humanos, as transfusões ocorreram dois anos depois, o fato curioso é de que não havia compromisso de espécies neste período, o que quer dizer que muitas pessoas receberam sangue de animais e vice-versa, porém hoje já sabemos que não é uma prática saudável e muito menos utilizada.

Do mesmo que as pessoas possuem variedades sanguíneas, cães e gatos também apresentam diferenças, e isso impacta na doação e recebimento de sangues. Nos gatos, os grupos se separam em tipo A, B e AB. No caso dos cachorros, há riscos na transfusão e por isso é feito teste de compatibilidade sanguínea. Foram catalogados mais de 20 tipos sanguíneos, mas apenas seis apresentam maior importância. A sigla que representa esses grupos são ‘DEA’ (Dog Eritrocyte Antigen ou Antígeno Eritrocitário Canino) e são nomeados: 1.1, 1.2, 3,4,5 e 7. O DEA 1.1, 1.2 e 7 são os de maior risco de reação. Mas pode ficar tranquilo, o próprio veterinário descobre e informa o tipo sanguíneo e para qual situação o seu animal de estimação pode doar/receber sangue.

Primeiro você precisa verificar se o pet se enquadra nos padrões estabelecidos para que um cão seja doador:

  1. Deve ter de 1 a 8 anos
  2. Possuir um peso MÍNIMO de 25kg
  3. Deve ter um temperamento dócil e calmo
  4. Deve obter as vacinas e vermifugações em dia
  5. Deve ser atestado o controle de pulgas e carrapatos
  6. Não deve apresentar doença, ou transfusão de sangue prévia

Gato também pode doar. Os critérios para felinos são um pouco diferentes:

  1. Deve ter de 1 a 7 anos
  2. Possuir um peso MÍNIMO de 4kg
  3. Deve ter um temperamento dócil
  4. Deve obter as vacinas e vermifugações em dia
  5. Deve ser atestado o controle de pulgas e carrapatos
  6. Não deve apresentar doença, ou transfusão de sangue prévia

Posts Relacionados

Deixe um comentário